segunda-feira, 6 de julho de 2009

Vitoriosas do Cancêr de Mama vão para as ruas no RS

Vitoriosas do câncer de mama vão para as ruas no RS

Mulheres que passaram pelo câncer de mama tomarão as ruas de cinco cidades do Rio Grande do Sul neste mês de julho. A Caminhada das Vitoriosas, promovida pelo IMAMA – Instituto da Mama do RS acontecerá em Porto Alegre, no dia 12; em Cachoeira do Sul, no dia 15; em Triunfo, no dia 17; em Bento Gonçalves e em Taquara, no dia 18. As ações integram a Semana da Luta contra o Câncer de Mama e conta com o apoio do Sesc/RS. Confira, abaixo, a agenda completa.

“Embora as chances de cura do câncer de mama possam chegar a 95%, o índice de mortalidade pela doença ainda é muito elevado. É preciso mostrar para nossas mulheres que é possível derrotar a doença, mas para isso é necessário chegar cedo e investir na detecção precoce”, explica a presidente do IMAMA, Maira Caleffi.

Números da doença – Um novo caso de câncer de mama é diagnosticado a cada 29 segundos no mundo, de acordo com a ONG americana Susen G. Komen for the Cure. Mais da metade dos casos acontecem em países em desenvolvimento, como o Brasil. O Rio Grande do Sul é um dos estados brasileiros com o maior número de casos da doença. As estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontavam para 4.880 novos casos de câncer de mama para o Estado, em 2008.

Legislação - No dia 29 de abril de 2009, entrou em vigor a lei 11.664/2008, que garante a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres de mama e do colo do útero, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). “Trata-se de um avanço e tanto, já que estamos falando de duas neoplasias que têm sido responsáveis pela morte de milhares de mulheres no Brasil a cada ano”, ressalta Maira.

A lei garante o acesso à mamografia acima de 40 anos e ao exame citopatológico de colo uterino a todas que já tenham iniciado sua vida sexual. “Infelizmente, no Brasil, metade das mulheres com mais de 50 anos nunca fizeram mamografia. É por elas e por tantas outras que têm a chance de chegar cedo e optar pela vida que precisamos lutar para que essa lei realmente saia do papel”, sublinha a presidente do IMAMA.

Para participar – A Caminhada das Vitoriosas é aberta à comunidade. Além das mulheres que passaram pela doença, o evento reúne, também, familiares, amigos, profissionais da saúde e pessoas solidárias com a causa. Para adquirir a camiseta da Caminhada, no valor de R$ 5,00, os interessados devem entrar em contato com o IMAMA, através do site www.imama.org.br, pelo telefone 51 3264 3000 ou na sede da instituição, na Rua Ramiro Barcelos, 850.

IMAMA - O IMAMA é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida pelo Ministério da Justiça como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que atua diretamente nos processos de educação, reabilitação, articulação e mobilização social em favor da saúde da mama.

Confira, abaixo, a agenda de caminhadas pelo Rio Grande do Sul:

12/07 – Porto Alegre

9h – Concentração no Parcão

11h – Saída da Caminhada

12h45 – Chegada na Redenção

Nenhum comentário:

Postar um comentário