quinta-feira, 18 de junho de 2009

Presidente da Abac - diz " Casa própria por sorteio é bom negócio"



O sonho de adquirir a casa própria ou um novo imóvel está mais próximo e real dos brasileiros. Depois de sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei dos Consórcios (nº 11.795/2008) entrou em vigor em fevereiro deste ano e fez o segmento imobiliário ampliar o campo de atuação. O sorteio é um atrativo a mais nessa modalidade de negócio.

Segundo o presidente executivo da Associação Brasileira de Administradores de Consórcios (Abac), Paulo Roberto Rossi, a nova lei ajudou a aumentar a procura pelo serviço, já que trouxe mais segurança jurídica para todos os lados envolvidos.

"O consórcio é um bom investimento e o número de credenciamento vem subindo há bastante tempo, mas a nova legislação ajudou nesse aumento e prevemos um crescimento de 8% a 10% neste ano. A equação do consórcio é simples: poupança programada + investimento = construção de patrimônio", afirma Rossi.

De acordo com o gerente da Porto Seguro Consórcio, Fábio Braga, o aumento dos custos dos financiamentos tradicionais, em decorrência da crise econômica, também deve impulsionar a procura por consórcios. Na empresa, as cartas de crédito variam entre R$ 50 mil e R$ 200 mil. Estas podem ser usadas para aquisição de imóveis novos ou usados.

"Sem dúvida, esses novos clientes passaram a ver o consórcio como opção programada e segura", comenta.

Mas, se por um lado o clima é de comemoração, por outro há ressalvas. O veto feito pelo presidente Lula ao artigo que permitia o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na liquidação do saldo devedor ou para pagamento de prestações do consórcio imobiliário não agradou ao presidente da Abac:

"Eu discordo do veto, porque essa seria uma possibilidade de o consorciado aliviar o seu orçamento. Essa proibição limitou o uso do FGTS na aquisição de imóveis de maior valor".

O consórcio não é indicado apenas para quem deseja adquirir o primeiro imóvel ou sair do aluguel. Pelo contrário, pode ser utilizado também como investimento, visando aumentar o patrimônio. As administradoras oferecem diversos tipos de planos, até o máximo de 200 meses. Se o participante não for sorteado nesse período, receberá a carta de crédito a que tem direito ao final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário